Espetáculo teatral Calafeto hoje em transmissão pelo Facebook
- lambadaproducoes

- 21 de fev. de 2021
- 2 min de leitura

Foto: Divulgação.
Neste domingo, 21, às 20h, o Zecas Coletivo de Teatro apresenta o espetáculo Calafeto, que debate racismo, machismo e violência psicológica com transmissão pelo Facebook.
O enredo se desenrola com um telefonema que informa sobre uma demissão e muda a vida de Xaréu, Maria e Algodão, uma família nascida e criada em Soure, na Ilha do Marajó. A ligação desencadeia memórias, traumas e preocupações com o futuro da família, que enfrenta dificuldades em razão dos recortes sociais nos quais estão inseridos. A trama se desenrola em meio aos sons de ondas que se quebram, de motores de barcos a ir e vir e de martelos de um calafate, que se mesclam em uma atmosfera cercada pelo racismo, machismo e violência psicológica - problemáticas que ainda hoje seguem sendo naturalizadas em nossa sociedade.
Criado em 2015, o Zecas Coletivo de Teatro foi formado por integrantes do projeto de extensão da Universidade Federal do Pará “Grupo de Teatro Universitário da UFPA (2014)”, tendo como primeiro trabalho o espetáculo “Zeca de Uma Cesta Só” ganhador do Prêmio Proex-UFPA de Arte e Cultura” em 2014, da Menção Honrosa pela Capacidade de Mobilização no Festival Estudantil de Teatro em Belo Horizonte – MG em 2015; Melhor Direção e Prêmio Especial do Júri pela Capacidade de Criação de uma Arte Política no Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau - SC, em 2016. Desde então, este coletivo propõe a produção de obras cênicas voltadas para a problematização social, tendo como demais encenações o espetáculo “1800 – O grito da família morta”, o conjunto de performances de rua “1900 – O ranger da liberdade” e a experimentação cênica “Retalhos”.
FICHA TÉCNICA:
Elenco - AJ Takashi, Brenda Lima e Victor Sezenem
Direção - Miller Alcântara
Preparação corporal - Assucena Pereira
Direção musical e composição - Beá
Musicistas - Beá e Dalila Costa
Produção - Assucena Pereira, Miller Alcântara, Paulo César Jr e Victória Souza
Cenografia - Cláudio Bastos
Iluminação - Bolyvar Melo
Figurino - Marina Di Gusmão
Assessoria de imprensa e social media - Lucas Del Corrêa
Designer gráfico - Wan Aleixo
Fotografia - Danielle Cascaes
Serviço:
O QUÊ: Espetáculo “Calafeto” do Zecas Coletivo de Teatro
QUANDO: 21 de fevereiro às 20h









Comentários