Banda LUI, de Marabá, apresenta seu álbum de estreia nesta sexta, 30

Banda paraense de Marabá apresenta seu Emocore, mesclando referências do Rock do início do milênio



A dupla Letícia Portela e Mário Serrano da LUI em foto de Bruna Soares.



Nesta sexta, 30 de abril, a banda LUI, de Marabá, sudeste paraense, lança seu álbum de estreia Dimittas, juntamente com videoclipe da faixa título do trabalho. Formada pela dupla Letícia Portela e Mario Serrano, a banda representa o Emocore, que ganhou força durante a quarentena.


Caracterizado por musicalidade emotiva e letras existencialistas e um visual marcado por roupas escuras e franjas, o Emocore ganhou força na quarentena, já que a melancolia do período de distanciamento social fortaleceu o movimento, que tem a tristeza como marca. No trabalho de estreia da LUI não é diferente: o sentimentalismo agressivo ganha uma ressignificação. Dimittas, aliás, é um termo oriundo do latim, a chamada “língua morta”, e significa “soltar” ou “deixar ir”.


“Trazemos um álbum com letras existenciais, sobre errar e entender que isso não te faz a pior pessoa do mundo. É sobre ressignificar sentimentos ruins, tal como a ‘língua morta’ pode virar poesia”, diz Letícia Portela, vocalista e baixista da banda.

Apesar da forte influência do Emocore, a LUI se inspira em outras construções de gêneros musicais, que partem da junção dos gostos de Letícia com os do produtor e guitarrista Raikage, que é como Mario Serrano assina seu trabalho solo. O disco ainda carrega elementos do Pós-Punk, Trap e R&B com grande protagonismo de sintetizadores. Já os timbres da voz e os versos remetem a composições de Fresno, Supercombo e de bandas internacionais, como a estadunidense Paramore.


“Tentamos não seguir uma sonoridade linear nas músicas, para criar algumas camadas da nossa identidade dentro desse projeto maior”, conta Mario.


Crédito: Bruna Soares.


Com o primeiro álbum, o duo quer mostrar que é possível que projetos musicais produzidos no interior do estado do Pará sejam reconhecidos como expoentes da música paraense em Belém.


“A dificuldade é fazer com que a galera da capital entenda que a música paraense não se restringe a Belém. Um exemplo disso são as playlists com temáticas regionais, que só têm bandas da Região Metropolitana. Marabá fica a mais de 500 quilômetros de Belém e daqui, já saíram bandas incríveis, mas ainda assim é difícil que oportunidades e convites cheguem até nós para nos inserir em festivais com eixo na metrópole”, pontua Letícia.

Música de trabalho - Dimittas é também o nome da primeira música de trabalho do disco, que já chega com videoclipe.


“O clipe foi gravado em Marabá mesmo, na zona mais afastada da cidade. Buscamos retratar, nele, as ideias de desapego de sentimentos ruins que são abordadas na letra da música, através de elementos como a água para falar dessa leveza. Além disso, tem uma jogada de cores, que é ressaltada nas roupas que eu e Raikage vestimos, que são, na maioria das imagens, complementares, como se fossemos metades nos encontrando”, explica a vocalista.

O álbum conta com incentivo do Governo do Pará, por meio da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O trabalho tem, ainda, a produção executiva da Psica Produções.


“A Psica está abrindo caminhos para que a cena cultural ramifique essa música paraense nas multiculturas que nosso Estado oferece, nos muitos sons que temos. O emo está de volta e é preciso dizer que o Pará não tem vergonha de estar triste”, finaliza Raikage.

Sobre a LUI - A banda LUI nasceu em 2017 como um projeto musical da designer gráfica e musicista Letícia Portela. Natural de Belém, mas já há alguns anos em Marabá, ela faz parte da cena alternativa da cidade junto de vários artistas independentes. Ao longo dos anos, a LUI teve outras formações, mas foi com a entrada do produtor Mario Serrano e a química da dupla, que a sonoridade se estabeleceu. A LUI já lançou quatro singles: Linear, , Sina e Duas Cidades - todos em 2020. , inclusive, tem um videoclipe que ultrapassa as mil visualizações no Youtube.


Serviço

| O QUÊ: Lançamento do álbum Dimittas da banda LUI

| QUANDO: 30 de abril de 2021 às 0h

| ONDE: Principais plataformas de streaming

| MAIS EM: Instagram da banda

Com informações da assessoria de imprensa.

#Marabá

#música

#lançamento

#álbum

#dimittas

#Emocore

#bandaLUI

#psicaproducoes

#leialdirblanc

12 visualizações