Tânia Santos.jpeg

TÂNIA SANTOS

PRODUÇÃO / GESTÃO CULTURAL / COMUNICAÇÃO E ASSESSORIA

Elaboração de projetos e captação de recursos

Mestre em Artes, pelo Programa de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (2018). Mestre em Teoria Econômica, com graduação em Ciências Econômicas, ambas realizadas na UNAMA (Universidade da Amazônia). Especialista em Elaboração de Projetos e Captação de Recursos pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

 

Professora convidada da ETDUFPA para a disciplina Dramaturgia do Ator (2017) e orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do cursos de Licenciatura em Teatro da ETDUFPA e da Licenciatura em Teatro/PARFOR/UFPA. Professora da disciplina Metodologia de Pesquisa em Artes, para o curso de Licenciatura em Teatro pelo PARFOR. Professora do PRONATEC / UFPA (2012 a 2015), das disciplinas Políticas Públicas para o Terceiro Setor e Captação de Recursos; e, Elaboração de Projetos e Produção de Eventos Culturais.

 

Ministrou cursos de Elaboração de Projetos Culturais pelo Instituto de Artes do Pará. No período de 1999 a 2004 exerceu o magistério na UNAMA, Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA) e da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (FIBRA).

 

No Governo do Estado do Pará, já trabalhou nos seguintes Órgãos: Secretaria Especial de Promoção Social (1999 a 2002), na qual participou da elaboração do Plano de Educação Profissional do Estado do Pará e elaborou projetos das Escolas Tecnológicas do Estado; Secretaria de Estado de Cultura (2004 a 2006), onde elaborou projetos de captação de recursos para os Museus do Estado do Pará; Assembleia Legislativa do Estado do Pará (2011 a fevereiro de 2012), assessorando deputados na elaboração de projetos; Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Renda (março de 2013 a fevereiro de 2014), responsável pela análise e elaboração de projetos de cursos de Qualificação Profissional; Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (março de 2014 – atual), onde exerce o cargo de Coordenadora de Educação Técnica e Tecnológica.

 

Desde 2000, é produtora cultural e captadora de recursos do Grupo de Teatro Palha, para o qual já produziu 19 (dezenove) espetáculos; a partir de 2014 foi eleita Presidente do Grupo. Foi produtora da Usina de Teatro da UNAMA (2002 a 2004), Grupo Ecoarte (2005 a 2007), entre outros, Tendo produzido mais de vinte espetáculos durante esta trajetória.

 

Desde 2011, é produtora do Auto do Círio, evento que reúne as artes cênicas (teatro, música e dança) em um só espetáculo. Na área musical, já produziu: Yuri Guedelha e Adelbert Carneiro. Na área do cinema e audiovisual já produziu os documentários de Jussara Derenji, Dita Acatauassú, Jurandir Bezerra e Ubiratan de Aguiar (Pierre Beltrand). Na área da Literatura, escreveu e produziu os projetos: Publicação de Livro, Livro de partituras , 4 CD’s e DVD de Sebastião Tapajós; Livro Físico da obra “Lundu. Canto e Dança do Negro no Pará”, de Vicente Salles; e, Memória Literária do IAP (publicação dos suplementos literários do Jornal Folha do Norte). Possui Proficiência em Espanhol e Inglês pela Faculdade de Letras de UFPA - PROFILE