Tá chegando: cantora e multiinstrumentista Layse lança primeiro álbum nesta sexta, 19

Artista traz a perspectiva feminina para o universo do brega saudade em seu primeiro EP solo



Foto: Gabriel Dietrich


Nesta sexta feira (19), será lançado em todas as plataformas digitais o EP Caso Raro, que lança a carreira solo de Layse, cantora e instrumentista paraense reconhecida pelas suas composições e performances na banda Farofa Tropikal. São 4 faixas inéditas em que a artista assina a composição e produção musical junto a Manassés Malcher.


O álbum já possui destino certo dentro da música paraense: o Brega Saudade. É neste universo romântico que Layse traz a mulher para tomar o protagonismo das letras. Desta forma, as faixas se destacam por deslocar a mulher da posição de objeto de desejo masculino, colocando-a como a voz principal que exprime sentimentos e subjetividade. “Dentre os gêneros musicais paraenses ligados ao universo da "Saudade" como o Brega, o Bolero e a Guitarrada, as composições, que quase sempre são assinadas por homens, impõem à mulher o papel exclusivo de 'musa inspiradora' ou alvo, um mero objeto de desejo do artista apaixonado e retratam em suas letras, quase sempre um ponto de vista machista e ofensivo às mulheres”, defende Layse.


Além do lirismo das letras, Layse também se desloca dentro do cenário musical e se firma não apenas como intérprete, mas também como compositora, arranjadora, produtora musical e instrumentista. Assim, o EP Caso Raro também é um trabalho sustentado pelos desafios e estratégias que Layse encontrou ao longo de sua trajetória artística enquanto mulher no norte do país, servindo de representação feminina, importantíssima no cenário musical paraense.


O EP Caso Raro, com lançamento marcado para 19 de fevereiro, é um projeto contemplado pelo edital Prêmio Rede Virtual de Arte e Cultura, da Fundação Cultural do Pará, 2020, e conta com as faixas 'Caso Raro', 'Hit de Sucesso' e 'Papo Legal', além da faixa bônus 'Parece que o mundo vai acabar', produzida durante o início da pandemia em parceria com Armando de Mendonça Filho.


O projeto será finalizado no dia 26 de fevereiro com o lançamento de um podcast em que Layse irá comentar faixa a faixa do álbum, explorando as histórias das canções e da produção em si.


Serviço

O QUÊ: Lançamento do EP Caso Raro de Layse

QUANDO: 19 de fevereiro

ONDE: Nas principais plataformas digitais

MAIS EM: Instagram da artista


#lançamento

#EPCasoRaro

#CasoRaro

#Layse

#EditalPrêmioRedeVirtualdeArteeCultura

#FCP

124 visualizações