top of page

Psica Live & Painting retorna com Rap e Carimbó

Roteiro de bicicleta, batalha de rap, graffiti e inclusão social são destaque na programação de encerramento do evento


ree

Registro da Batalha de São Brás por Gerson Rocha.


Após uma interrupção por conta do aumento de casos de Covid-19 no estado, seguido de lockdown, o Psica Live & Painting retoma sua programação que foi iniciada em fevereiro com apresentações musicais de DJ’s e artistas de diferentes estilos e vertentes, vídeo aulas de beats, além de murais virtuais de graffiti conectando arte, vivências periféricas e o público por meio das redes sociais. Agora, em clima de encerramento, o festival traz inclusão social e diversas atividades culturais para a cidade como roteiro de bicicleta, batalha de rap e um mural inclusivo de graffiti sensorial, seguindo todas normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde em virtude da pandemia da Covid-19.


No próximo sábado, 22 de maio, a partir das 17 horas, ao vivo no canal da TV Psica no YouTube, uma edição especial da Batalha de São Brás trará uma disputa baseada na equidade de gênero e na sagacidade da rima para o público do evento. Para esta ocasião, foram 4 MC 's selecionades: KatD, Yara, Jota e Markinho, e 4 MC' s sorteades: Amazônida, Luazzi, Patife e Smith, que vão disputar o prêmio de R$ 500,00. A competição será realizada ao vivo e contará com a avaliação de dois jurados, um interno e outro convidado, e votação do público por meio das redes sociais da Batalha de São Brás, além de dois pockets shows com o grupo R3 de Icoaraci, que há 16 anos representam o movimento Hip-hop de Belém com muito Rap, Crunk e Reggaeton por onde passam e com a rapper Yasmim Oss, que se dedica e se inspira nas vivências da mulher preta e periférica em suas músicas.


“Em 8 anos de existência, a Batalha de São Brás para muitos jovens periféricos foi o primeiro contato com a arte e até com debates relacionados a gênero, raça, sexualidade, etc. Nós temos muito orgulho de sermos uma das primeiras batalhas de MC 's do Brasil a desclassificar participantes que usem rimas com reproduções de opressões, porém não como forma de cancelamento, mas a partir de uma lógica que o nosso movimento cultural atue na educação e desconcentração de muitos jovens periféricos que são criados no seio de uma sociedade racista, machista e lgbtifóbica”, afirma Daniel ADR, que junto de Everton Mc, divide a organização da Batalha de São Brás.

Esse movimento nasceu em 2013, em frente à praça do Mercado de São Brás, atuando com duelo de MC 's por meio de uma disputa de rimas improvisadas e, desde 2015, ganhou proporções maiores chegando a um público espectador de aproximadamente 600 pessoas, tendo sua história registrada em documentário de curta-metragem que foi exibido em diversas salas de cinema do país e se tornando um espaço que agrega diversos movimentos culturais como o skate, o break dance e o graffiti.


ree

Conjunto Caruana em foto de Raissa Fulô e edição de João Urubu.


Logo após a batalha, a partir das 19h30, quem assume o comando da live show é o grupo de carimbó urbano Conjunto Caruana, que mistura ancestralidade e experimentalismo às suas canções. O grupo fará a apresentação da sua música inédita “Iansã”, que traz uma homenagem à força dos relâmpagos, trovões e tempestades, como explica um dos integrantes do conjunto, Matheus Leão: “Inspirada no ritmo do Carimbó, a canção "Iansã" fala sobre ter um olhar verdadeiro para a realidade e sem julgamentos baseados em moralismos, pois compreende a sacralidade de tudo o que há neste plano”. Além disto, o show conta com as músicas do primeiro EP do conjunto intitulado “Chave do interior”, obra musical que passeia por diferentes sonoridades e letras que versam sobre o sertão amazônico.


Mural inclusivo - Com uma proposta inovadora e participativa em todo o processo criativo, a artista visual Lenu, em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE Belém) - instituição que trabalha há 59 anos com a missão de promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência intelectual, múltipla e autista -, traz para o circuito de murais virtuais do Psica Live & Painting a arte como plataforma de inclusão social:


“Eles tinham uma parede disponível e me procuraram para realizar esse trabalho. Conversando com os profissionais da instituição, levantaram várias percepções a respeito, por exemplo, de como pessoas autistas usam muito mais o tato, exploram o mundo de forma diferente. E eu nunca tinha pensado em adicionar uma textura nas minhas pinturas. Aceitei o desafio”, afirma Lenu.

O processo de construção do mural se deu durante os meses de dezembro e março, no qual foram realizadas oficinas e vivências elaboradas em conjunto com os profissionais da área da saúde e da educação da APAE para as crianças e adolescentes da instituição como forma de imersão a partir de exercícios de desenho de pintura e imaginação e a produção de materiais que poderiam ser acoplados no mural. As atividades respeitaram todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde em virtude da pandemia da Covid-19.


ree

Lenu em foto de Felipe Augusto.


Levando em conta os gostos estéticos, inspirações e ideias dos alunos da APAE, bem como a paleta e o contraste das cores escolhidas de forma a trazer maior visibilidade para aqueles que possuem algum tipo de deficiência visual, o mural também contará com objetos tridimensionais atrelados à parede, alto e baixo relevo, texturas diversas e jogos dinâmicos produzidos pelos próprios alunos com materiais reciclados e reutilizados como tampinhas, garrafas PET, canos de PVC, CD’s, caixas de leite, petecas, entre outros. A intenção é estimular o máximo de sentidos possíveis e proporcionar novas experiências. Todos esses elementos estarão harmoniosamente integrados à pintura do graffiti, complementando e enriquecendo a linguagem, agregando à arte o conceito de sinestesia e expandindo os horizontes do muralismo.


“É um desafio duplo porque eu nunca fiz um mural tridimensional utilizando texturas, novos materiais e novas técnicas e também nunca trabalhei com pessoas com deficiência. Então é um outro desafio, o qual eu busquei ser bastante aberta a reconhecer o que eu não sabia e a ouvir também as crianças, os adolescentes e os profissionais que construíram esse processo artístico em conjunto comigo”, ressalta Lenu.

Todo o processo criativo do mural inclusivo de graffiti sensorial está sendo registrado e será exibido em formato de exposição virtual no dia 28 de maio por meio das redes sociais do Psica Live & Painting e da artista visual Lenu.


Bicicleta pela cidade - No dia 30 de maio, será realizado um roteiro turístico de bicicleta pelos murais construídos pelos artistas visuais que integram o circuito de graffiti proposto pelo evento. O objetivo é que as pessoas possam ver de uma forma criativa todas as obras visuais, aproveitando e conhecendo as quebradas das periferias de Belém a partir de um olhar artístico, olhar que serviu de inspiração para o grafiteiro Santo construir a “Galeria a Céu Aberto” no bairro da terra firme: “Eu me inspiro muito no bairro onde eu nasci e cresci e por isso que eu decidi executar esse projeto na terra firme. É um retorno que eu estou dando pra minha comunidade”.


O roteiro terá início a partir do primeiro mural, o “Murais de Quebrada”, produzido pelo artista visual TsssRex, localizado na Vila Messias, que fica na Avenida Marquês de Herval, entre as travessas Mauriti e Barão do Triunfo, com concentração às 14h30 e saída às 15 horas. Haverá 10 minutos de parada em cada mural e todo o percurso será cumprido de acordo com as normas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde em virtude da pandemia da Covid-19. É obrigatório o uso de máscara durante todo o trajeto que tem tempo total do percurso de 2h30 (12km).


O Psica Live & Painting é uma realização da Psica Produções através da Lei Aldir Blanc, nos editais de Música e Cultura Urbana e Periférica, por meio da Secretaria de Cultura do Pará e Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo e conta com o apoio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e do Café com Arte.


PROGRAMAÇÃO

LIVE

22/05 - 17h - Batalha de São Brás e Pocket Shows Grupo R3 e Yasmim Oss.

19h30 - Conjunto Caruana


MURAL VIRTUAL

28/05 - Mural Inclusivo de Graffiti Sensorial com Lenu nas redes sociais @psicaproducoes


ROLÊ DE BIKE

30/05 - 14h30 - Concentração: Vila Messias, Av. Marquês de Herval, entre Mauriti e Barão do Triunfo.


Serviço | O QUÊ: Psica Live & Painting | QUANDO: 22, 28 e 30 de maio de 2021 | ONDE: Youtube TV Psica / Instagram Psica / Ruas de Belém | MAIS EM: Instagram da Psica Produções Com informações da assessoria de imprensa. #psica

 
 
 

Comentários


bottom of page