Ouça "Tese Brega-Soul", segundo álbum de Arthur da Silva que mistura passadão e soul music

O trabalho experimental tem quatro faixas e chega nas plataformas de streaming em 16 de abril



Arthur da Silva em foto de Tuyuka Lara.


Com lírica sensível, acompanhado de seu violão e músicas que pediam calma em meio ao caos da sociedade contemporânea, Arthur da Silva se estabeleceu na cena local em 2019, com o lançamento de seu álbum de estreia, Acenei, mesclando gêneros como Funk, Bolero, Samba e Batuque.


Em Tese Brega-Soul, segundo trabalho de Arthur da Silva, que será lançado nesta sexta, 16 de abril, o artista continua explorando a Música Popular Brasileira. Dessa vez, porém, com um toque internacional. A lírica exagerada do Brega brasileiro e os arranjos graves do Soul estadunidense se encontram no novo álbum de Arthur, que explica que os dois gêneros musicais têm muito mais semelhanças do que parece.


“O Brega dos anos 1980, conhecido popularmente como Passadão, tem grande influência da música Soul dos anos 70. Isso é percebido, sobretudo, pela abordagem hiperbólica do amor, presente nas letras de nomes como Bartô Galeno, Odair José, Amelinha, do paraense Mauro Cotta e até mesmo Reginaldo Rossi e Tim Maia. Sem dúvida, essas são as principais inspirações de Tese Brega-Soul”, conta.

De acordo com o músico, os arranjos mais graves são percebidos no baixo e na percussão, característicos da música Soul, e amarram as quatros faixas do álbum, ainda que puxadas para outros estilos. "Movimento e Vertigens são canções essencialmente do Brega-Soul. Mantendo essa base, Melô da Tese flerta com a Cumbia latina, enquanto Líquidos é uma música eletrônica”, diz.


O trabalho traz composições de Arthur escritas em um período anterior à pandemia. A faixa Movimento, por exemplo, é de 2016, única canção do repertório que conta com uma parceria na composição, de Matemba. Para Arthur, a “tese sonora” do álbum – como ele define – é festiva e cumpre um importante papel em tempos difíceis.


“Pandemia e crises social, política e sanitária. O cenário brasileiro não está fácil, mas as pessoas precisam ter motivos para acreditar e sorrir, sempre em segurança, afinal a Covid-19 ainda está aí. O Tese Brega-Soul busca trazer uma sensação de ‘normalidade’, convidando o público a se divertir em casa”, pontua.

Arthur da Silva mistura o Brega Passadão com a música Soul em Tese Brega-Soul (Foto: Tuyuka Lara).


O “Tese Brega-Soul” foi gravado no Estúdio dos Bichos, no bairro da Pedreira, em Belém, com masterização de Luan Sanches e backing vocal de Thalia Sarmanho e Rose Karimme, tem apoio da Lei Aldir Blanc e da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) e distribuição do selo Psica Produções.


Sobre Arthur da Silva - Nascido em Belém, Arthur da Silva se abriu para as artes em 2015, quando entrou no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em 2017, lança “Por Tal”, reunindo gravações caseiras, e passa a integrar a banda Les Rita Pavone, da qual faz parte até hoje. Já em 2019, chega ao público o primeiro trabalho profissional solo do músico, “Acenei”, com temáticas mais introspectivas e reflexivas.


A repercussão positiva possibilitou a Arthur se apresentar no Psica Festival 2019, em conjunto com Cachacinha. Foi por meio desse show que ele passou a integrar o time de artistas do selo Psica, se apresentando na programação colaborativa on-line da Semana Internacional de Música, a SIM São Paulo no final de 2020. A entrada de Arthur no cast traz outra perspectiva de música preta para a produtora, além do rap.


“O movimento rap já está consolidado no Estado e tem nomes de peso na cena musical local, mas a gente percebe novos artistas da música preta somando também ao cenário paraense do samba, MPB, brega e soul, junto aos já consagrados Jeff Moraes, Gigi Furtado e Mariza Black – para citar alguns”, finaliza.


Serviço

| O QUÊ: Lançamento EP Tese Brega-Soul de Arthur da Silva

| QUANDO: 16 de abril de 2021 às 0h

| ONDE: Nas plataformas digitais Spotify, Deezer, Apple Music e Tidal

| MAIS EM: Perfil no Instagram da artista

Com informações da assessoria de imprensa.


#música

#lançamento

#EP

#acenei

#arthurdasilva

6 visualizações