Live compartilha processo criativo de série ficcional sobre a Cabanagem


Lua do Norte, novo projeto da produtora Floresta Cine Vídeo, foi um dos selecionados pelo edital de Audiovisual – Lei Aldir Blanc Pará 2020



Nesta quarta, 07, às 19h, a equipe de Lua do Norte se reúne, ao vivo, para compartilhar a experiência do desenvolvimento do roteiro dos cinco episódios da minissérie Lua do Norte, obra ficcional que aborda a Cabanagem, uma das revoluções mais emblemáticas do período imperial do Brasil. Na trama, personagens fictícios e reais evoluem através dos fatos, gerando uma interpretação da Revolução Cabana, as origens, idas e vindas, a vinculação com ideais da Revolução Francesa e o desfecho trágico, porém carregado de esperança. A transmissão será no YouTube da produtora Floresta Cine Vídeo.

O projeto foi contemplado na categoria de criação e desenvolvimento de obras da Lei Aldir Blanc Pará 2020, via governo do Pará/Secult e Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo. Adaptado ao cenário de pandemia, o laboratório de desenvolvimento do Lua do Norte está sendo realizado de forma totalmente virtual.

A minissérie tem à frente o roteirista e diretor, Luiz Arnaldo Campos, cineasta carioca radicado em Belém, que tem vasta experiência em obras audiovisuais que valorizam a cultura e história afro-indígena amazônica. A equipe de criação se completa com o coroteirista Gustavo Cascon, formado em cinema pela Universidade Federal Fluminense, com mais de 30 anos de atuação no mercado audiovisual - 18 deles dedicado à TV Globo; e a assistente de roteiro Indaiá Freire, Mestra em Literatura e Cinema pela UFPA. O projeto conta com a consultoria histórica do Prof. Dr. José Alves de Souza Junior, da UFPA e a criação artística do designer Bruno Rhuan.

Interação com o público - Além da live desta quarta, o projeto prevê ainda a realização de um webinário, previsto para o final de abril, em formato de aula, com o tema “A Arte de escrever para a televisão” que terá como público alvo roteiristas e pessoas interessadas no tema.

A produção do projeto fica por conta da Floresta Cine Vídeo, empresa que já desenvolveu projetos como A descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados; Chupa-chupa: a história que veio do céu; Rabeca – Tocando a memória; Aikewara; Transamazônica; Diários da Floresta; Águas Mágicas; dentre outros.


Serviço

| O QUÊ: Live Lua do Norte, escrevendo uma série sobre a Cabanagem

| QUANDO: 07 de abril de 2021 às 19h

| ONDE: Youtube e Instagram Floresta Cine Vídeo

Com informações da assessoria de imprensa.


#live

#audiovisual

#luadonorte

#cabanagem

#florestacinevideo

#leialdirblancpa

11 visualizações