Lia Sophia apresenta seu Eletrocarimbó nesta sexta, dia 26


EP traz novas experimentações sonoras da artista, reunindo músicas inéditas, novas versões e remixes produzidos pelo DJ Lucio K





Foto: estudioterezaearyanne


Seguindo a linha do Carimbó pop que a projetou nacionalmente e investindo em novas sonoridades e nos beats eletrônicos, a cantora e compositora Lia Sophia apresenta o novo EP EletroCarimbó nas principais plataformas digitais no dia 26 de março. O projeto conta com a coprodução do DJ Lucio K, que assina ainda os remixes de Ai Menina e Incendeia, dois sucessos do repertório de Lia Sophia e da inédita O Que É Que Ela Tem?.


Eletrocarimbó nasce do desejo de dar um passo adiante no meu trabalho, de promover experimentações com o Carimbó. Reafirmo minhas raízes, mas as misturo com beats eletrônicos que ficam ainda mais evidentes com a participação do Dj Lucio K, meu parceiro nessa produção. A colaboração dele foi muito importante para o resultado final, já que Lucio é mestre em misturar música brasileira com música eletrônica, já fez diversos trabalhos com o Carimbó e outros ritmos tradicionais brasileiros”, conta Lia Sophia. Lucio K, experiente em misturar diferentes gêneros musicais, já produziu remixes para diversos artistas como Baiana System, Letrux, B Negão e a banda eletrônica britânica Morcheeba.

Neste EP, a artista mistura tambores, rifs de banjo e as maracas do Carimbó aos beats e synths eletrônicos, unindo a identidade regional paraense com a linguagem do mundo. Apesar do Carimbó e da música eletrônica estarem bem nítidas no trabalho, a Guitarrada, a Lambada e toda a influência dos tambores amazônicos também marcam presença no EP. Para investir nessas experimentações sonoras, Lia Sophia preparou um álbum com três inéditas autorais, duas regravações e três remixes, sendo duas de músicas importantes de sua carreira.


Entre as inéditas, que já nasceram com um pé no eletrônico, está Vem Me Namorar, um eletro Carimbó feito em 2019 em parceria com Matheus VK, cantor que puxa o bloco carioca dedicado à música Brega Fogo e Paixão, e estava esperando o momento certo para ser lançada e é a música de trabalho do EP. A faixa O Que É Que Ela Tem? foi composta à distância durante a quarentena de 2020, em parceria com Jana Figarella, atriz, compositora e instrumentista natural do Norte do País, que participa da gravação. Além da versão com a banda, a música ganhou um remix de Lúcio K que faz parte do EP. A música ganhou um clipe (Lia Sophia gravou em São Paulo e Jana em Alter do Chão) que será lançado em breve. Ninguém Estraga o Meu Dia foi a última a ser composta para o EP. Ela foi feita no início de 2021 e é uma composição “good vibe” bem paraense, inspirada em frases com expressões que usamos no Pará retiradas do perfil do Instagram Manga Poética.


“Eu já estava muito lisonjeada da Lia Sophia estar seguindo, interagindo e compartilhando o conteúdo do Manga, mas foi uma grande surpresa a inspiração pra música. Muito gratificante ver que meu trabalho está sendo entendido por pessoas que eu admiro, como a Lia Sophia, que é uma mulher potente que leva o Carimbó pra todo o Brasil. Isso dá um gás pra gente continuar fazendo esse trabalho regional, que muitas vezes é menosprezado por outras regiões do Brasil e mostra a potência da nossa cultura”, conta Tiane Melo, criadora do perfil.

Entre as regravações, músicas que fazem parte do repertório dos shows da artista: Carimbó Cabloco, do compositor Sóstenes Rodrigues, parceiro da artista em canções como Castelo de Luz e Não Demora, ambos do CD Castelo de Luz, e Sinhá Pureza, clássico do Carimbó do mestre Pinduca, artista que é inspiração para o trabalho de Lia Sophia. “Quis abrir o EP com Sinhá Pureza, clássico emblemático para o Carimbó que inspira muito o meu trabalho para, em seguida, apresentar uma inédita: Vem Me Namorar, minha e de Matheus VK, inspirada nesse universo do Carimbó”, pontua Lia Sophia.


Nove anos depois de lançada, Ai Menina contabiliza mais de 8 milhões de visualizações no YouTube e mais de 2 milhões de streams no Spotify; agora, ganha remix assinado por Lucio K.


“Faz quase uma década que lancei ‘Ai Menina’, música que é um divisor de águas da minha carreira. Ela fez parte da trilha sonora da novela ‘Amor Eterno Amor’, da Rede Globo, e abriu muitas portas para o meu trabalho, ganhou visibilidade em todo o Brasil. Ela merecia um remix”, avalia a artista. “Incendeia que faz parte do mais recente álbum da artista “Não Me Provoca” também ganhou um remix, “é uma das mais pedidas nos shows e foi lançada na novela A Força do Querer e eu queria apresentar uma nova versão para o público”.

Eletrocarimbó tem produção assinada por Lia Sophia com co-produção do Dj Lúcio K em algumas faixas e nos três remixes do EP. Nas faixas Ai Menina, Incendeia, Carimbó Caboclo e O que é que ela tem?, a guitarra é de Igor Capela, percussão de Márcio Jardim, banjo de Marcelino Santos, contrabaixo de Adelbert Carneiro, trompete de Daniel Delatuche, trombone de Jó Ribeiro e bateria de Edvaldo Cavalcante. As faixas Vem Me Namorar, Ninguém Estraga o Meu Dia e Sinhá Pureza, foram produzidas por Lia Sophia em casa e é dela a gravação da guitarra, baixo, teclado e synths, já o Dj Lucio K gravou as bases eletrônicas, synths e teclados.


“Morando em São Paulo há algum tempo, sigo levando a música paraense para o Brasil e fazendo conexões com artistas brasileiros, misturando a música de raiz com o Pop. Com Eletrocarimbó, quero ir além nas minhas experimentações e ampliar o meu público”, revela Lia Sophia.


Animação – Lia Sophia convidou o artista multimídia amazônico Kambô para fazer ilustrações animadas que serão disponibilizadas para cada uma das faixas do EP no canal do Youtube da artista e Canva do Spotify. O trabalho mistura as referências amazônicas, sua regionalidade, com o pop e traduzem bem a proposta de Eletrocarimbó. Além dessas animações, Kambô também está preparando um filtro para o Instagram que será lançado com o álbum.


Projetos - Apesar da pandemia, Lia Sophia segue produzindo bastante em casa. Foi uma das primeiras artistas a fazer lives ainda em 2020. No final do ano passado, lançou dois singles Ela Chegou pra Ficar, que virou jingle das Casas Bahia, e Parece Feitiço, que veio com clipe gravado em Alter do Chão. Para este ano, a artista pretende lançar mais dois singles até julho.


O EP Eletrocarimbó é uma realização da Lei Aldir Blanc Pará, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Serviço:

| O QUÊ: Lançamento EP Eletrocarimbó de Lia Sophia

| QUANDO: 26 de março de 2021 às 0h

| ONDE: Nas principais plataformas digitais

| PRÉ-SAVE: https://fuga.ffm.to/eletrocarimbo


#música

#lançamento

#álbumdigital

#Eletrocarimbó

#LiaSophia

#leialdirblancpará

11 visualizações