Fotógrafa Ursula Bahia leva exposição a Colares




Nem só de ET´s é feito a história em Colares. O município, que hoje tem cerca de 11 mil habitantes e 613 km², foi criado em 1961 e seu território é resultado de um desmembramento do município de Vigia, um dos mais antigos do Pará. Portanto, os primeiros habitantes de Colares e Vigia foram os índios Tupinambás. Anualmente, no dia 2 de novembro, é feita a Iluminação dos Mortos, realizada no cemitério Santa Madalena situado na Ilha de Colares. O momento, consiste em um ritual de homenagens aos mortos, que ocorre por ocasião do Dia de Finados.


Em Colares, há uma maneira muito particular de prestar tributo aos mortos, na qual seus túmulos, no período da noite, são iluminados com o acendimento de velas para, em sequência, ocorrer um momento de confraternização entre os familiares dos falecidos. O curioso é qual variado é cada homenagem, todos arrumam os túmulos com flores, outros trazem suas cadeiras e ficam orando, rezando, cantando, contando causos sobre as pessoas falecida e nisso tudo tem a beleza das velas acessas, que traz uma atmosfera linda com imagens fantásticas de contra luz, retratos, detalhes, onde aquela atmosfera de uma perda se dissipa e vem o encanto do carinho, da saudade e até mesmo da alegria, pois muitos familiares vêm pra este momento de outros lugares prestar sua homenagem e rever a família acontecendo um grande reencontro.


Ao longo desses cinco anos, a fotógrafa Ursula Bahia, que é uma incentivadora da cultura local, mantém viva as tradições através de registros fotográficos e irá apresenta seu projeto intitulado “Iluminação- Um retorno as imagens” que retrata crianças, jovens e adultos da região de Colares no evento anual que celebra o dia de finados.


Seus registros iniciaram em novembro de 2015 com sua primeira visita em Colares a artista se encantou com a homenagem que a comunidade faz aos seus entes queridos. A partir daí, tomou a decisão de todo ano registrar esse evento, já que o mesmo só ocorre nos interiores do estado. E com isso, a artista vem de encontro a resgatar essas emoções devolvendo as imagens tiradas à comunidade e propondo fazer um novo retrato dessas pessoas. Será feito um vídeo-doc que irá narrar essa busca, trazendo à tona esses encontros e essas pessoas a seus universos particulares.


Também será realizado uma exposição ao ar livre nos muros do cemitério local, com imagens das Iluminação dos Mortos passadas e será montado um estúdio fotográfico portátil, a princípio, na praça principal para interação e produção de novos retratos com a impressão delas na hora. Um projeto documental e relacional, de busca e novas descobertas, onde deseja-se contribuir para o reconhecimento e valorização desta tradição, que acontece em colares.


Serviço:

O QUÊ: Exposição fotográfica ILUMINAÇÃO- UM RETORNO ÀS IMAGENS de Ursula Bahia

QUANDO: 20 de fevereiro de 2021

ONDE: Praça Miguel Godim (muro do cemitério Santa Madalena situado na Ilha de Colares-PA

CONTATO: (91) 98916-0763 / ateliejupati@gmail.com

SIGA: @UrsulaBahiaPhotographia5 / ursulabahiaphotographia / @ateliejupati


#projetoiluminaçãoumretornoàsimagens

#colares

#leialdirblancpará

#exposiçãofotográfica

#fotografia

#ursulabahia

5 visualizações