Félix Robatto lança clipe da inédita “Noite de Toró”

Atualizado: Fev 14




A música, que será lançada no aniversário de Belém, fala da tradicional chuva da tarde



O que é a cara de Belém? A culinária? A beira do rio? A música? Félix Robatto apostou na tradicional chuva para festejar os 405 anos da capital paraense. No aniversário de 405 anos de Belém, comemorado em 12 de janeiro, o músico e produtor musical lançou o clipe da música inédita “Noite de Toró”, um Carimbó que fala da chuva da tarde. O clipe/curta foi realizado via Lei Aldir Blanc Pará.


“A maior riqueza de uma cidade é a cultura. Sempre festejei o aniversário de Belém com edições especiais da Lambateria, este ano, sem poder tocar, vai ser com clipe. A música ‘Noite de Toró’ eu fiz já tem um tempo e deixei ela guardadinha. Quando pintou o edital Aldir Blanc, resolvi inscrever o clipe. Rolou e vai ser bacana lançar no dia do aniversário desta cidade, que é inspiração pro meu trabalho”, explica Félix Robatto.


Com a suingada guitarra de Félix e uma levada clássica de Carimbó elétrico, a música fala de alguém que está sofrendo por um amor que foi embora durante uma noite de toró e que é lembrado toda vez que chove em Belém. No vídeo, que se divide em curta e no clipe propriamente dito, conhecemos a história de um casal durante uma noite de toró. As gravações foram feitas nos primeiros dias de janeiro e precisaram de efeitos especiais para ”molhar” a locação, já que, ironicamente, não choveu nos dias de gravação. “Como fazer um clipe que fala de chuva sem água? Passei algumas madrugadas pesquisando e encontramos umas formas de simular os relâmpagos e nós conseguimos a chuva com uma lavadora de alta pressão. Fizemos alguns testes e aí foi o trabalho de sincronizar tudo e simular o toró”, revela Félix.


Sem poder realizar a festa por conta da pandemia, a Lambateria investiu em produções audiovisuais. A primeira experiência foi a Lambateria Live que ficou sete meses no ar com programação ao vivo de segunda a sábado das 22h às 23h. “Com as lives, me empolguei e resolvi estudar audiovisual, daí começamos a fazer videoclipes da galera da Lambateria. Fizemos o clipe do Lucyan Costa, do Bruno Benitez, que será lançado em breve, e agora o meu. Minha produtora, Sonia Ferro, tem grande experiência com audiovisual, Fomos trocando conhecimentos e a equipe da Lambateria começou a atuar no audiovisual”, explica Félix.


É o caso do cantor e compositor Lucyan Costa, que foi um dos responsáveis pelos efeitos especiais da chuva. “A Lambateria Live foi uma grande experiência pra todos nós e o mais bacana é que a gente ia trocando conhecimento, compartilhando os aprendizados, os equipamentos e melhorando nosso conteúdo a cada dia. Depois que as lives caíram, começamos a investir em audiovisual para continuarmos produzindo durante a pandemia. Está sendo bem bacana ampliar nossa área de atuação, especialmente porque música e audiovisual é um casamento que não tem volta”, avalia Lucyan.


Com direção de Félix Robatto, produção executiva de Sonia Ferro, assistência de fotografia de Bruna Cabral e produção de Bruno Benitez, Elaine Benitez, Lucyan Costa e Paulo André Miranda, os protagonistas do clipe foram Patrick Moraes, que trabalha como produtor na noite de Belém há mais de 20 anos, e a maquiadora Lanna Filgueiras, além de Félix. “O clipe tem uma abertura especial, uma história para contextualizar o clipe. Lembrei logo do Patrick que é engraçado e funcionaria pra história e a Lanna foi uma escolha certíssima, ela é mega expressiva e arrasou na atuação”, antecipa Robatto.


“A Lambateria cresceu, deixou de ser uma produtora de eventos pra ser uma produtora de conteúdo e tem sido muito legal trabalhar nesse formato de coletivo. A equipe é pequena, o que é recomendado pra este período em que estamos vivendo, mas nós estamos em sintonia e os novos produtos estão sendo uma forma importante de seguir produzindo e manter o contato com o nosso público”, avalia a produtora cultural Sonia Ferro.


Aldir Blanc – O projeto do clipe “Noite de Toró” foi inscrito e aprovado pelo edital Aldir Blanc Pará e é um dos inúmeros projetos realizados pela Lei Aldir Blanc Pará, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Sem poder fazer shows, o edital vem sendo um importante impulsionador do setor cultural que foi um mais afetados pela pandemia, permitindo que os artistas sigam produzindo e respeitando as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).


O multiinstrumentista Bruno Benitez, que também teve projeto contemplado pelo edital, lembra que ainda é preciso seguir em casa. “Aprovei o projeto de gravação de um álbum e estou trabalhando nele, seguindo as recomendações para este momento em que vivemos. É bacana porque vou poder focar na produção desse novo trabalho e, quando a vacina chegar, estarei com um disco novo pra tocar por aí”, planeja.


O clipe “Noite de Toró”, de Félix Robatto, foi lançado no dia 12 de janeiro, às 9 horas, no Youtube Félix Robatto. Realização: Lei Aldir Blanc Pará, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Sobre Félix Robatto Guitarrista e percussionista, Félix Robatto fundou, em 2004, a banda La Pupuña que apresentou a “Guitarrada Progressiva” para o mundo. Produziu o CD “Treme”, de Gaby Amarantos, indicado ao Grammy Latino 2012, e o DVD Mestre Vieira – 50 anos de Guitarrada. Autor do “The Charque Side of the Moon”, releitura com gêneros amazônicos do “The Dark Side of the Moon” do Pink Floyd. Tem dois álbuns solo “Equatorial, Quente e Úmido” e “Belemgue Banguer”, de música latino-amazônica. É o idealizador do Clube da Guitarrada. Em junho de 2016, criou a Lambateria, festa de música paraense realizada toda quinta há quatro anos, que entre gêneros como Merengue, Brega e Carimbó, é regada a muita Lambada e Guitarrada. Em 2018, lançou o disco “Guitarrada para Bebês”, que faz releituras de clássicos da Guitarrada com sons de caixinha de música. Atualmente, está na pós-produção do DVD “As Origens da Lambada”, que conta com show e documentário sobre essa importante história da nossa música.


Serviço:


| O quê: Clipe “Noite de Toró” de Félix Robatto


| Onde: YouTube Félix Robatto Oficial


Realização: Lei Aldir Blanc Pará, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.



FICHA TÉCNICA


Um videoclipe por Lambada Produções


Direção, Roteiro, Fotografia, Sonoplastia e Montagem: Félix Robatto

Direção Criativa, Direção de Arte e Produção Executiva: Sonia Ferro

Produção / Efeitos especiais: Bruno Benitez e Lucyan Costa

Assistente de Produção e de Fotografia: Bruna Cabral

Contrarregra / Efeitos especiais: Paulo André Miranda

Produção de Set: Elaine Benitez

Imagens Chuva Belém: Jr Braga / Lambada Produções


Atores: Patrick Moraes e Lanna Filgueiras


O filme “Noite de Toró” foi realizado via Lei Aldir Blanc Pará, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Agradecimentos especiais à Cassia Faria Gastronomia, Bruno Carachesti e Jr Braga.


Filmado em janeiro de 2021 em Belém/PA, respeitando as recomendações de segurança para COVID-19.

#leialdirblancpa

#músicaautoral

#videoclipe

#músicaparaense

#félixrobatto

2 visualizações