Espetáculo teatral Calafeto hoje em transmissão pelo Facebook



Foto: Divulgação.


Neste domingo, 21, às 20h, o Zecas Coletivo de Teatro apresenta o espetáculo Calafeto, que debate racismo, machismo e violência psicológica com transmissão pelo Facebook.


O enredo se desenrola com um telefonema que informa sobre uma demissão e muda a vida de Xaréu, Maria e Algodão, uma família nascida e criada em Soure, na Ilha do Marajó. A ligação desencadeia memórias, traumas e preocupações com o futuro da família, que enfrenta dificuldades em razão dos recortes sociais nos quais estão inseridos. A trama se desenrola em meio aos sons de ondas que se quebram, de motores de barcos a ir e vir e de martelos de um calafate, que se mesclam em uma atmosfera cercada pelo racismo, machismo e violência psicológica - problemáticas que ainda hoje seguem sendo naturalizadas em nossa sociedade.


Criado em 2015, o Zecas Coletivo de Teatro foi formado por integrantes do projeto de extensão da Universidade Federal do Pará “Grupo de Teatro Universitário da UFPA (2014)”, tendo como primeiro trabalho o espetáculo “Zeca de Uma Cesta Só” ganhador do Prêmio Proex-UFPA de Arte e Cultura” em 2014, da Menção Honrosa pela Capacidade de Mobilização no Festival Estudantil de Teatro em Belo Horizonte – MG em 2015; Melhor Direção e Prêmio Especial do Júri pela Capacidade de Criação de uma Arte Política no Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau - SC, em 2016. Desde então, este coletivo propõe a produção de obras cênicas voltadas para a problematização social, tendo como demais encenações o espetáculo “1800 – O grito da família morta”, o conjunto de performances de rua “1900 – O ranger da liberdade” e a experimentação cênica “Retalhos”.


FICHA TÉCNICA:

Elenco - AJ Takashi, Brenda Lima e Victor Sezenem

Direção - Miller Alcântara

Preparação corporal - Assucena Pereira

Direção musical e composição - Beá

Musicistas - Beá e Dalila Costa

Produção - Assucena Pereira, Miller Alcântara, Paulo César Jr e Victória Souza

Cenografia - Cláudio Bastos

Iluminação - Bolyvar Melo

Figurino - Marina Di Gusmão

Assessoria de imprensa e social media - Lucas Del Corrêa

Designer gráfico - Wan Aleixo

Fotografia - Danielle Cascaes


Serviço:

O QUÊ: Espetáculo “Calafeto” do Zecas Coletivo de Teatro

QUANDO: 21 de fevereiro às 20h

ONDE: Página do Facebook Marajólizando

Mais em Instagram Zecas Coletivo de Teatro


#teatro

#espetáculoteatral

#transmissãoonline

#calafeto

#zecascoletivodeteatro

4 visualizações