“Elas no Comando” reúne mulheres da música

Atualizado: Fev 4




Evento é gratuito, aberto e transmitido ao vivo pelo Youtube


Segundo dados da ONG WIM (Women in Music) divulgados em 2019, as mulheres ocupam cerca de 30% das vagas da indústria da música no mundo. Apesar de ainda ser um mercado predominantemente masculino, a música emprega mulheres com muita experiência e em funções estratégicas. Pensando em dar mais visibilidade e conectar as mulheres que atuam nesse mercado, a Soma Música realiza o “Elas no Comando”, projeto que reúne profissionais de diferentes áreas de atuação para debater assuntos ligados à música em quatro encontros virtuais realizados de 15 a 18 de fevereiro sempre às 18h30 no Youtube/somamusica.


A programação prevê quatro eventos transmitidos ao vivo divididos em mesas de debate, palestras e workshops. O evento começa no dia 15 com o workshop “Produção para Novas Produtoras”, que será mediado pela DJ Ananindeusa e contará com a participação das produtoras Amanda Furtado, Ketlen Suzy e Laíra Mineiro, que irão compartilhar experiências, caminhos para iniciar na produção cultural e adversidades. No dia 16, a jornalista e publicitária Dani Filgueiras irá mediar o workshop “Gestão e Carreiras Independentes” que contará com a participação das rappers paraenses Anna Suav e Bruna BG, que vêm se destacando na cena local, gerenciando suas carreiras. No dia 17, é a vez da mesa de debate “Produção na Pandemia e Projeções para Pós” com as produtoras Nanda Piovaneli, Sonia Ferro (Lambada Produções) e Viviane Chaves (Ampli Criativa) com mediação da cantora e radialista Ana Clara Matos. Encerrando a programação, tem a palestra “Direitos Autorais” com Márcia Xavier, que integra a União Brasileira de Compositores (UBC).


“Trabalho com música há alguns anos e, nesse caminho, encontrei mulheres incríveis, que por estarem nos bastidores, muitas vezes não têm espaço, voz e reconhecimento. Este projeto surgiu do desejo de mostrar essas mulheres, trocarmos experiências e incentivar para que outras possam ingressar nesse universo e possamos assim aumentar nossa presença nesse mercado que ainda é predominantemente masculino”, revela Joelle Mesquista, idealizadora do projeto e proprietária da SOMA Música, uma produtora cultural que trabalha com artistas da cena independente de Belém.


O evento “Elas no Comando” é uma realização da Soma Música aprovado pelo Edital Lei Aldir Blanc Pará, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.


Sobre a Soma Música produtora cultural que trabalha com booking, marketing digital, desenvolvimento de projetos culturais, comandada por Joelle Mesquita, produtora que trabalhou na Ampli Criativa atendendo artistas como Gang do Eletro, Pinduca, Paulo André Barata e trabalhou diretamente com Dona Onete.



PROGRAMAÇÃO COMPLETA E DETALHADA:


15/02 – Workshop: Produção para Novas Produtoras

Mediadora: Ananindeusa - Carol Pabiq Ananindeusa Afro-Ameríndi, mais conhecida como DJ Ananindeusa, já passou pelas artes cênicas, cinema, dança e literatura e comanda os sets recheados de tambores ancestrais às batidas eletrônicas.

Participantes:

Amanda Furtado - administradora com foco em gestão de projetos culturais, Amanda é natural de Belém do Pará, mas foi em Porto Velho/Ro que ingressou no mundo cultural. Hoje, de volta a terra natal, concilia a produção cultural com gerenciamento artístico de bandas e artistas paraenses.

Ketlen Suzy – Graduada em design, transita entre o design, a moda e a fotografia. Trabalha como produtora de moda para clipes, shows e comerciais. Em 2018, começou a atuar como figurinista.

Laíra Mineiro – produtora cultural e assessora de imprensa, trabalhou com artistas como Dona Onete, Lucas Estrela, Arthur Nogueira, Nathalia Matos, Juliana Sinimbu e Paulo André Barata, além de festivais como Lambateria, Floresta Sonora, Psica, Sonido e Circuito Mangueirosa.


16/02 - Workshop: Gestão e Carreiras Independentes

Mediadora: Dani Filgueiras - Jornalista e publicitária, atuou como apresentadora da TV Cultura do Pará por anos, apresentando o programa “Bem Pará” e transmissões ao vivo como Terruá Pará e Batida Cultura. Dani também está presente nos palcos, apresentando eventos culturais como Conexão Vivo.

Participantes:

Anna Suav – poeta, MC, cantora, compositora e produtora audiovisual e cultural, Anna Suav é uma das artistas expoentes da nova cena do RAP e R&B do Norte do país. Idealizou e organizou o projeto Slam Dandaras do Norte (2017-2019) e frequentemente participa de formações em debates, rodas de conversa, projetos escolares e culturais.

Bruna BG - Bruna BG é rapper, musicista e compositora de Breves - PA. Desde 2007 está na cena musical belenense, tendo participado da banda Rockslide como vocal-guitarrista e compositora e como baterista na banda Com Abas, grupo feminino de música soul. Em 2016, inicia sua trajetória no RAP fundando o grupo Clã do Norte. É um dos destaques da cena RAP do norte brasileiro.


17/02 - MESA de debate: Produção na Pandemia e Projeções para Pós

Mediadora: Ana Clara Matos - cantora, compositora e radialista. É publicitária de formação com pós-graduações em Imagem e Sociedade (UFPA) e Comunicação direcionada para a música (Università Cattolica del Sacro Cuore, Milão, Itália). Tem lançados o EP “Canções de Depois” (2014) e um álbum homônimo (2015), além de alguns singles e vídeos independentes. Integra o Coletivo Parquet, que realiza conteúdos para internet.

Participantes:

Nanda Piovaneli - Formada em jornalismo, tem experiência em produção cultural, artística e executiva de shows além de gestão de projetos culturais. Trabalhou durante 5 anos na empresa Diversão e Arte, onde trabalhou com nomes como Dona Onete, Felipe Cordeiro, Luiz Melodia, Wilson das Neves, Carlos Malta, Lafayette & Os Tremendões e Orquestra Imperial. Coordenou a produção executiva de projetos na Caixa Cultural e realizou a produção executiva do espetáculo “Pará Pop” no Rock in Rio 2019.

Sonia Ferro – A jornalista atua como produtora cultural, repórter e assessora de imprensa. É repórter da TV Cultura há 14 anos, onde atualmente apresenta o programa “Janelas da Gente”. Como assessora de imprensa, trabalhou com vários artistas e projetos paraenses. Como produtora cultural, atuou na produção de shows de artistas como Gaby Amarantos, Lia Sophia, Félix Robatto e Liège. É uma das realizadoras da festa e do Festival Lambateria e integra o coletivo que realiza o Circuito Mangueirosa.

Viviane Chaves – Com formação em Jornalismo, trabalha com o agenciamento e produção executiva de bandas e artistas da cena paraense. Coordenadora regional no Pará do concurso nacional Comida di Buteco, fez parte da Gestão Estadual do projeto Conexão Vivo no Pará e gerenciamento financeiro de projetos como a primeira Virada Cultural de Belém. Atualmente é sócia-diretora da AmpliCriativa Produções que gerencia a carreira de Dona Onete e por onde já passaram artistas como: Gaby Amarantos, Gang do Eletro, Felipe Cordeiro, Pinduca, Manoel Cordeiro, Lucas Estrela, Baile do Mestre Cupijó, entre outros.


18/02 - Palestra: Direitos Autorais

Palestrante: Márcia Xavier – comunicóloga com habilitação em Relações Públicas, Márcia é especialista em Estratégia de Marketing pela Faculdade FAFIRE. Consultora em Gestão de Direitos Autorais de entidades e coletivos. Administra o repertório dos titulares da filial da UBC – União Brasileira de Compositores em Pernambuco abrangendo os estados: AL/PB/RN/CE/PA e AM.


Serviço:

| O quê: Projeto “Elas no Comando”

| Onde: YouTube Soma Música

| Data: De 15 a 18 de fevereiro (segunda a quinta-feira)

| Horário: 18h30

| Informações: contato.somamusica@gmail.com

Realização: Lei Aldir Blanc Pará, Secretaria de Cultura do Pará, Governo do Pará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.



Informações à imprensa:

Sonia Ferro: (91) 98026-1595 (Wapp) / soniaferro@robatto.com.br.


#leialdirblancpa

#elasnocomando

#encontrovirtual

#somamusica

8 visualizações