Culinaristas paraenses promovem encontro da culinária caipira e cabocla em oficinas online

Inscrições já estão abertas para as oficinas do projeto Pirão Tropeiro: o encontro da culinária caipira com a cabocla, que inicia no dia 07 de abril


Foto: divulgação.


De 07 de abril a 05 de maio, as culinaristas paraenses Úrsula Ferro e Patricia Lio realizam aulas on-lines gratuitas sobre gastronomia brasileira pelo projeto Pirão Tropeiro: o encontro da culinária caipira com a cabocla, que tem como tema a cultura gastronômica que surgiu na região conhecida como Paulistânia onde a simplicidade alimentar caipira se faz presente até hoje.


O termo Paulistânia vem da região que corresponde ao leste de Minas Gerais até o Mato Grosso, de Jalapão, Tocantins e Goiás até Santa Catarina e parte do Rio Grande do Sul, passando pelo que é hoje o estado de São Paulo (na época Capitania de São Paulo criada em 1720). O encontro dos índios guaranis com os portugueses e a união dos hábitos dos dois grupos sociais resultou na culinária caipira. Milho, mandioca, o uso diversificado de hortaliças, tudo isso resultou em uma gastronomia original e de sabor ímpar.


Pirão Tropeiro foi criado a partir dos elementos da gastronomia sampa-amazônica e é sobre uma experiência que contempla a mistura de ingredientes, memórias e histórias de vivências alimentares amazônica e paulista.


Amendoim, milho, banana, mandioca e feijão vão ser as estrelas do curso que inicia no dia 07 de abril. A cada semana, um alimento vai ser o tema das oficinas. Durante as aulas, que serão ministradas via plataforma Zoom e terão duração de duas horas e meia cada, as ministrantes vão falar sobre a história dos alimentos, como eles são consumidos em diversas regiões do Brasil, tirar dúvidas dos participantes e apresentar diversas receitas.


Foto: divulgação.


Culinaristas paraenses - As ministrantes são duas paraenses, comunicólogas de formação e culinaristas de paixão. Úrsula Ferro deixou a carreira de jornalista para mergulhar numa jornada de pesquisa da culinária nativa, culturas e vivências espirituais em aldeias acreanas. Há cinco anos em São Paulo, especializou-se em leites, pães, queijos, sobremesas e culinária viva, tudo feito somente com vegetais. Sua culinária amazônica também é produzida sem ingredientes de origem animal.


Já Patrícia Lio é educadora, chef, cozinheira e consultora de cardápio vegano. Especializada em História e Cultura da Gastronomia, expressa seu trabalho em defesa dos direitos dos animais e do meio ambiente, em meio às suas raízes amazônicas. Propõe reflexões na cozinha, sobre os impactos alimentares na saúde como um todo, incluindo a natureza, da qual não estamos separados.


O projeto Pirão Tropeiro: o encontro da culinária caipira com a cabocla quer, além de dar visibilidade para essas culturas alimentares, falar de sustentabilidade, diversidade e sabores. Versões de pratos criados a partir do universo que se apresenta nos dias de hoje, o que se pode escolher para se alimentar e que esteja em sintonia com as raízes, histórias, afetos, memórias e que converse com a possibilidade de gerar um menor impacto no prato do dia a dia dos brasileiros.


O curso gratuito é aberto para quaisquer pessoas interessadas em culinária, história dos alimentos, gastronomia vegana e cultura alimentar brasileira. As oficinas serão ministradas ao vivo pela plataforma Zoom. Ao todo, serão cinco encontros durante os meses de abril e maio (um oficina a cada semana). Além das aulas pela internet, o participante também vai receber um e-book detalhado como material de apoio sobre o curso.


As inscrições são on-line através do preenchimento de um formulário disponível na bio nas redes sociais da @ayacomidas e @conversaverde (Instagram).


O projeto Pirão Tropeiro tem apoio da Lei Aldir Blanc na Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura Municipal de São Paulo e do Governo Federal.


Calendário das aulas:

- 7 de abril: Amendoin

- 14 de abril: Milho

- 21 de abril: Banana

- 28 de abril: Mandioca

- 5 de maio: Feijão


SERVIÇO

| O QUÊ: Projeto Pirão Tropeiro: o encontro da culinária caipira com a cabocla com Úrsula Ferro e Patrícia Lio

| QUANDO: De 07 de abril a 05 de maio de 2021 às 19h

| ONDE: Plataforma Zoom

| INSCRIÇÕES: Link na bio do Instagram de Úrsula Ferro e Patrícia Lio


Com informações da assessoria de imprensa.


#sãopaulo

#gastonomia

#gastronomiaparaense

#pirãotropeiro

#oencontrodaculináriacaipiracomacabocla

#úrsulaferro

#patrícialio

#leiadirblancsp

66 visualizações