Confira o documentário ILUMINAÇÃO: UM RETORNO ÁS IMAGENS de Ursula Bahia


Mini- documentário, lançado neste domingo, 04, registra a entrega das fotografias feitas durante a Iluminação dos Mortos, que ocorre em novembro na ilha de Colares (PA)


No dia 04 de abril, a fotógrafa e produtora cultural Ursula Bahia lança em suas redes o documentário Iluminação: um retorno às imagens-2021, gravado para registrar a entrega das fotografias feitas durante a Iluminação dos Mortos que ocorre todos os anos no dia 2 de novembro na ilha de Colares, que fica a 90 km de Belém do Pará.


Ursula, que este ano completa 24 anos de carreira, é uma incentivadora da cultura local e mantém viva as tradições por meio de registros fotográficos que retrata crianças, jovens e adultos da região de Colares no evento anual que celebra o dia de finados.


O trabalho consiste em um vídeo-doc que narra essa entrega das imagens aos moradores que foram identificados durante o mês de fevereiro de 2021 em que Ursula esteve na ilha. Essa busca traz à tona alguns desses encontros e mostra essas pessoas em seus universos particulares, também conta sobre a produção da exposição que foi realizada ao ar livre nos muros do cemitério local, com imagens das Iluminação dos Mortos passadas e o estúdio fotográfico portátil, que ficou durante dois dias na praça principal para interação e produção de novos retratos com a impressão delas na hora.


Iluminação: um retorno às imagens é um projeto documental e relacional, de busca e novas descobertas, onde foi possível contribuir para o reconhecimento e valorização desta tradição, que ocorre em Colares.


Dirigido e roteirizado por Ursula Bahia, tendo como videomaker e editor de vídeo Rodrigo Correa e auxiliar de produção Lenardo Oliveira, o documentário será lançado no dia 4 de abril de 2021 nas redes sociais da artista e do ateliçe Jupati @ursulabahiaphotographia e @ateliejupati.


SERVIÇO

| O QUÊ: Lançamento do documentário Iluminação: um retorno às imagens de Ursula Bahia

| QUANDO: 04 de abril de 2021

| ONDE: Redes sociais da fotógrafa e do Ateliê Jupati

| MAIS EM: Peril da artista no Instagram

Com informações da assessoria de imprensa.


#Colares

#fotografia

#documentário

#audiovisual

#lançamento

#iluminaçãodosmortos

#iluminaçãoumretornoàsimagens

#LeiAldirBlancPará

1 visualização