Começa no dia 06 de abril programa gratuito de formação virtual de profissionais de cultura online



O Instituto Cultural Vale lança no dia 06 de abril, Às 19 horas, o Programa de Formação em Gestão Contemporânea das Artes voltado para profissionais das áreas de música e artes cênicas, que terá programação on-line e gratuita pelo site do Instituto. O lançamento será marcado pela live O Futuro das Artes.


O Gestão Contemporânea das Artes – Música e Artes Cênicas é um programa de formação virtual de profissionais de cultura que tem como objetivo a capacitação e formação crítica de artistas, agentes, gestores e produtores da cultura. Por meio dele, o Instituto Cultural Vale pretende fomentar a cadeia produtiva cultural no país, incentivando profissionais a buscarem a liberdade de atuação no mercado de trabalho.


O corpo docente conta com nomes de referência no setor, vindos de diversas partes do país para dar aos alunos um olhar mais amplo sobre o cenário cultural brasileiro. As lives, videoaulas e apostilas podem ser acessadas gratuitamente no site do Instituto Cultural Vale . Não é necessário fazer inscrição.


A live de abertura O Futuro das Artes a ser realizada na terça, 06, às 19 horas, terá convidados Chico Pelúcio do Grupo Galpão, Deborah Colker da Cia de Dança Deborah Colker e a professora Glória Caputo, idealizadora do Vale Música Belém.


Dividido em três módulos, o curso conta com materiais didáticos, escritos e em vídeo, ativações com lives de cada um dos módulos que auxiliarão cada participante a ampliar seu repertório conceitual e técnico, em temas como ferramentas de gestão, aspectos jurídicos, produção de conteúdos digitais, e de sustentabilidade no campo da cultura. Além disso, todo o material conta com abordagens específicas por áreas artísticas – música e artes cênicas.


O primeiro tem como tema Planejamento para artistas - driblando as incertezas e terá como professores Mana Helena Conta (BH) Ens CIvieri (SP), Romulo Avelar (BH) e Erick Krulikowski (SP). Este módulo apresenta as ferramentas de planejamento estratégico para grupos e espaços culturais a partir do desenvolvimento de trabalhos coletivos e colaborativos, considerando a realidade atual. Também trata de aspectos jurídicos da cultura relacionados à institucionalização do setor, processos organizacionais e formalização de grupos e espaços culturais. Apresentação da lógica da legislação cultural no Brasil e os editais para o setor cultural. E elenca as especificidades do planejamento estratégico para as áreas artísticas.


O tema do segundo módulo é Ambientação digital - os novos desafios e terá como professores Ana Carolina Almeida Souza (Belém) e Luiz Felipe Fernandes (BH). Neste módulo, será discutida a transformação digital que estamos vivendo e a necessidade de adaptar a rotina diária ao ambiente digital, trazendo modelos e experiência com as especificidades da cultura e da arte. A partir de orientações mais práticas, apresentar as possibilidades de produção de conteúdo virtual. Como utilizar as plataformas virtuais e produzir cultura para seus ambientes e as características de cada área, produção virtual de conteúdo artístico; produção de conteúdo de comunicação para as redes sociais, como gerenciá-las.


O último módulo tem como tema Sustentabilidade e Cultura: abordagens desafiantes e contará com os professores João Leiva (SP), Fernando Yamamoto (Natal) e Daniela Ribas (SP). O último módulo aborda os desafios da sustentabilidade para o setor cultural: diversificação de fontes de recursos, legislações e editais culturais, financiamento coletivo, estabelecimento de parcerias, desenvolvimento de ações colaborativas, monetização das ações virtuais. Discute as principais experiências sustentáveis a partir da realidade das áreas artísticas – música e artes cênicas e suas características.


SERVIÇO

| O QUÊ: Programa de Formação em Gestão Contemporânea das Artes

| QUANDO: De 06 a 22 de abril de 2021 às 19h

| ONDE: Site Instituto Vale


Com informações do site do Instituto.


#artes

#formação

#programadeformação

#gestãocontemporâneaemares

#artescênicas

#música

#aulasonline

#institutoculturalvale

10 visualizações