Cia Cênica de Cínicos completa uma década com programação online


Com ‘Mostra Cínica’, evento virtual e gratuito, artistas apresentam os espetáculos ‘ContRação de Histórias’, ‘Santo Anjo do Senhor’ e ‘The Bosh’


Crédito foto: Edielson Shinohara.


A Companhia Cênica de Cínicos (CCC) completa 10 anos de (r) existência em 2021 e para festejar vai realizar a Mostra Cínica com espetáculos que fazem parte do repertório do grupo nos dias 25, 26 e 27 de março, sempre às 19 horas.


“Durante estes 10 anos, a CCC criou um repertório de espetáculos que mesclam linguagens, buscando como mote as principais inquietações e as vontades coletivas e individuais dos integrantes. A comicidade, o drama, a performance e a experimentação da personagem Drag Queen são indutores para que os exercícios cênicos coloquem a tríade corpo-espaço-cena, como manifestação política e linguagem artística do grupo”, pontuou, Beto Benone, ator da Companhia.

Serão três espetáculos apresentados desde o surgimento da CCC em 2011: ContRação de Histórias, Santo Anjo do Senhor e The Bosh. As gravações foram realizadas, na Casa dos Palhaços, seguindo todas as medidas de prevenção contra a Covid-19 e serão transmitidas na página do Facebook da Companhia.

“O público pode esperar os melhores momentos de vivências. Vão assistir à The Bosh, a primeira loucura que fizemos, e como é um programa de rádio, parece que foi escolhido para o momento que precisamos nos adaptar e não podemos ocupar os teatros. Em ‘Santo Anjo’, somos dois atores contracenando simultaneamente, graças à edição de vídeo, porque, na verdade, gravamos separadamente cada cena por conta das medidas de prevenção”, revela Adriano Furtado, criador da Drag Xirley Tão, que nasceu por conta do espetáculo solo ContRação de Histórias.

Xirley Tão durante a gravação do espetáculo ContRação de Histórias em foto de CYN Produções.


Apesar do distanciamento social, a companhia de teatro conseguiu reunir para esta comemoração virtual uma equipe, que, com exceção de Beto Benone, é quase toda formada por Drags. Fizeram parte da equipe da CYN produções, os filmmakers Edielson Shinoraha e Allyster Fagundes (Drags Shayna Ladiv e Allyster Fagundes); a assessoria de comunicação de Emanuele Correa (Drag Ellen Moon D’arc), além das Drags que irão se apresentar no show: Gigi Hibrida, Aphrodite, Monique Lafon, Jamburana Tão Tremida, Migonga Mulanga, Skyssime, Dangela do Curió, Coytada e S1mone Drag.


A mostra foi contemplada pelo Edital de Teatro da Lei Aldir Blanc.


Sobre os espetáculos:

ContRaçãode Histórias: espetáculo solo da Xirley Tão (persona de Adriano Furtado) que reconta as historinhas infantis dos discos de vinil das décadas de 70 e 80 de forma cômica e lúdica. Voltado para o público em geral, o espetáculo cativa crianças e toca nas memórias de seus pais.


SantoAnjo do Senhor: resultado da pesquisa coletiva sobre a experimentação em espaços alternativos na cidade de Belém, gerou a pesquisa de mestrado em artes de Marckson de Moraes sobre a iluminação cênica, o espaço e o corpo do ator. O espetáculo retrata os conflitos de um homem solitário e sua espera pelo outro, personificado na figura mítica de um dragão. Para a mostra, as duas versões já encenadas, com Marckson de Moraes e Adriano Furtado, no elenco serão apresentadas de forma híbrida. Adaptadas para o vídeo, uma vez que o espetáculo por sua característica intimista, não pôde ser encenado de forma presencial por causa da pandemia.


The Bosh: o nome do projeto The Bosh é uma corruptela feita com a pronúncia inglesa para a palavra deboche em português. Em sua versão Cualé a Música?, é estrelada por Xirley Tão (Adriano Furtado) que junto com Mila Milambe (Marckson de Moraes) apresentam um programa de rádio e atendem aos pedidos musicais do público, com vídeo-performances de artistes convidades. A live se destaca pela ousadia nas performances e a participação de outres artistes Drags, atores, bailarines e clowns da cidade.


Serviço

| O QUÊ: Mostra Cínica de Teatro da Companhia Cênica de Cínicos (CCC)

| QUANDO: 25, 26 e 27 de março de 2021 às 19 horas

| ONDE: Página do Facebook da Companhia


Com informações da assessoria de imprensa.


#Pará

#Belém

#teatro

#mostracínica

#espetáculoonline

#companhiacênicadecínicos

#LeiAldirBlancPará

34 visualizações