Ana Clara e Meio Amargo lançam single/clipe "Golpe de Sorte"

Atualizado: Mai 28

Golpe de Sorte é o single-clipe que anuncia uma fase mais concreta da parceria dos dois artistas paraenses



Pela primeira vez, Ana Clara e Meio Amargo lançam um clipe juntos, celebrando um companheirismo artístico que se estende por toda a carreira deles: Golpe de Sorte é o início de um novo período que une os dois projetos com composições em parceria e que deságua num álbum novo, com previsão de ser lançado ainda neste ano. A música também ganhou um videoclipe dirigido por Erik Lopes ao lado de Tita Padilha e feito com incentivo da Lei Aldir Blanc Pará. O público pode conferir o novo trabalho na quinta-feira, 27 de maio, lançado no canal do YouTube que abriga todos os vídeos já feitos pela dupla.


Foi quando o single Zelda veio à tona, lá em 2015, que o Meio Amargo (Lucas Padilha) e Ana Clara celebraram sua amizade em música pela primeira vez. Antes disso, suas carreiras solo já despontavam separadamente, mas sempre com o apoio um do outro, seja compartilhando shows ou referências culturais e artísticas. Além de Zelda, outro fator aproximou ainda mais os dois compositores: a pandemia do Coronavírus. No clima de isolamento, além de dividir as angústias e incertezas sobre o mundo, trocaram melodias e composições que vão ganhar a internet em 2021.


“A maioria das canções que a gente tem trabalhado foi feita antes da pandemia, porém os arranjos que têm surgido e as composições que são mais recentes têm trazido bem forte essa atmosfera de introspecção”, conta Ana que, nessa montanha-russa de fases sentimentais da pandemia, viu no parceiro de trabalho — e no próprio processo em si — uma força para guiar os dias. “A parceria com o Lucas, que sempre foi muito importante pra mim, é algo essencial nesse momento. A abertura de trocas que a gente tem é um fortalecimento nesse período de tantas incertezas e distâncias”, revela.

Lucas precisou de um tempo afastado de tudo, até dos discos e do violão, pra voltar a perceber que, não tem jeito, é a música o principal elo com as pessoas e com o mundo.


“Nas coisas do dia a dia quando eu ouço um disco, conheço um artista, assisto um show no youtube, imediatamente essas coisas me remetem a alguém. Aí manda praquela pessoa, a gente conversa um pouquinho e se sente mais próximo. O processo de produção nessa fase tem sido esse espaço de criar e de ouvir também. Seja mais nos aspectos de composição com a Ana Clara, de arranjo com a banda, ou aspectos de gravação com o Iuri [Freiberger, técnico de mix e master] e Assis [Figueiredo, técnico de gravação], isso tudo tem sido um combustível”, confirma.

Pandemia - Não foi fácil realizar uma produção audiovisual respeitando todas as orientações dos órgãos de saúde. Além dos artistas, que estavam na frente das câmeras mas também colocaram a mão na produção, o vídeo de Golpe de Sorte teve direção de Erik Lopes com participação de Tita Padilha. Os quatro foram responsáveis por traduzir os sentimentos de quem está vivendo uma das maiores crises de saúde da história do planeta.


“O que a gente pensou foi fruto de discussões sobre qual o sentido de se fazer arte no meio de uma situação tão trágica. Por que a gente ainda insiste em fazer arte e não consegue parar? A gente tentou contar isso, a partir da nossa perspectiva sobre criação em períodos tão adversos. A gente criou a narrativa toda dentro da casa, do estar em isolamento, do estar vivenciando o distanciamento social, que muitas vezes parece que a gente tá vivendo em círculos. Os dias se repetem, as situações parecem ser contínuas ao mesmo tempo que tá tudo fora do nosso controle”, conta a designer e mestre em Artes Visuais, Tita Padilha.

O publicitário Erik Lopes, diretor do vídeo, sente satisfação em assistir o que apenas quatro pessoas com laços afetivos fortes conseguem realizar. Para ele, “o clipe tenta representar a ideia de adaptação ao jogo da vida que a música passa. Sobretudo pensando na pandemia e no isolamento social. Estamos todos lutando para nos mantermos fortes mesmo com todos os desafios, inseguranças e preocupações, que ainda não acabaram”, comenta Erik.


A finalização do trabalho ficou nas mãos da diretora e editora de vídeo Adrianna Oliveira que também influenciou artisticamente na narrativa, aguçando as tensões que o vídeo provoca.


O clipe Golpe de Sorte fez sua estreia no canal do YouTube criado para a dupla às 10h da manhã de quinta-feira, 27 de maio. Este é um projeto aprovado pelo Inciso III da Lei Aldir Blanc Pará, por meio da Secretaria de Cultura do Pará, Secult.


Serviço

| O QUÊ: Lançamento do single/clipe Golpe de Sorte de Ana Clara e Meio Amargo

| QUANDO: 27 de maio de 2021

| ONDE: Youtube dos artistas e plataformas de streaming

| MAIS EM: Instagram de Ana Clara e Meio Amargo


Com informações da assessoria de imprensa.


#videoclipe

#música

#lançamento

#golpedesorte

#anaclara

#meioamargo

#leialdirblancpará

3 visualizações