Abertas inscrições para oficinas gratuita de cinema online



Cursos têm 70% das vagas destinadas a mulheres e conteúdo para professores da rede pública do Pará


Entre os dias 22 de março e 1º de abril, o projeto audiovisual “#Feitiço” realiza oficinas de cinema online com 70% das vagas destinadas para mulheres, sendo uma delas um curso especial para professores de rede púbica do Pará. A atividade é gratuita e tem vagas limitadas. As inscrições vão até esta sexta e devem ser feitas neste link.


Serão três cursos com um total de 60 vagas. Os temas das oficinas serão: Linguagem Cinematográfica/Roteiro para a Ficção com três encontros, A Imagem do Cinema, também com três reuniões, e Cinema na Sala de Aula com uma aula. As oficinas serão ministradas por Rafael Ferreira, cineasta e realizador de cinema negro, idealizador e mantenedor da TV Caiçara e do Festival de Cinema Negro Zélia Amador de Deus e colaborador do projeto #Feitiço.


"Vamos realizar três cursos. A oficina de roteiro tem como objetivo dar a possibilidade de pessoas, formadas ou não em cinema, criarem suas histórias e transformá-las em roteiro cinematógrafo e a de imagem vai propor um pensamento sobre como criar boas histórias, a partir da utilização de cor, luz, cenário e outras teorias do cinema atual e passado. Já a oficina Cinema na Sala de Aula, destinada a educadores, busca atender a nova base curricular da educação, que propõe a utilização do audiovisual no apoio ao aprendizado”, diz Rafael Ferreira.

A realização do projeto “#Feitiço” é possibilitada pelo Edital Aldir Blanc Pará Audiovisual e tem apoio da Associação dos Artistas Visuais do Sul e Sudeste do Pará, do Governo do Pará e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo.


Filme - O “#Feitiço” é uma iniciativa da cineasta e atriz paraense Rosilene Cordeiro, que reuniu uma equipe de profissionais da produção cultural local no projeto. Além das oficinas, um filme será lançado em maio, retratando vivências artísticas, memórias e encantarias da Amazônia, gravado durante dois anos de viagens. Os municípios paraenses Bragança, Parauapebas, Irituia, Capanema, Soure, Ponta de Pedras e quilombos do Tartugueiro e do Santana fazem o cenário da obra também intitulada #Feitiço.


O projeto prevê, ainda, a exibição do longa em praças públicas das cidades onde as cenas foram coletadas, que atenderão ao Decreto Estadual de prevenção à Covid-19. As datas ainda estão em processo de discussão com as prefeituras locais. “É uma chance de oferecer uma contrapartida a essas comunidades, que nos acolheram”, pontua Rosilene.


O elenco é composto pelos atuantes Denis Bezerra, Francisco Weyl, Mateus Moura e Rubens Santa Brígida.


Serviço

| O QUÊ: Inscrições abertas para cursos de cinema do projeto #Feitiço

| ONDE: Neste link

| QUANDO: Inscrições até 19 de março de 2021

| MAIS EM: Instagram do projeto


#cinema

#feitiço

#oficinas

#inscrições

#LeiAldirBlancPará

#Bragança

#Capanema

#Irituia

#Parauapebas

#PontadePedras

#QuilombodoSantana

#QuilombodoTartarugueiro

#Soure

88 visualizações