NATASHA K LEITE.jpg

NATASHA K. LEITE

ILUMINAÇÃO CÊNICA / TÉCNICA E OPERADORA DE LUZ

Cenografia, Direção de Palco e Produção Cultural.

Técnica e artista-pesquisadora da LUZ, mantém linhas de Pesquisa sobre: Movimentos e Ações de MULHERES TÉCNICAS no Brasil e o histórico de atuação feminina nos variados segmentos do meio técnico cultural; Processos de Criação em Iluminação Cênica; Estudos da Performance e Performatividade da Luz; Design Cênico / Cenografia, Linguagens e Tecnologias da Cena; e Antropologia da Dança.

 

Idealizadora do COLETIVO ALUMIÁ, um coletivo de mulheres técnicas de múltiplas linguagens da cena criado em 2015 e que é responsável pelas ações do Movimento MULHERES NA TÉCNICA-PA lançado em 2019.

 

Mestra em Artes pelo PPGARTES - UFPA (2016). Graduada em Licenciatura em Dança pela ETDUFPA - UFPA (2011). É bailarina-intérprete-criadora e tem formação Técnica em Design de Móveis e Interiores pelo IFPA (2007). Atuante como Assistente de Produção Cultural nas linguagens de Cenografia e Iluminação; também é Servidora no Teatro Universitário Cláudio Barradas - UFPA como TÉCNICA DE ILUMINAÇÃO e Iluminadora / Projetista de Luz, prestando serviços a grupos de Teatro e Dança em Belém.

 

Foi Iluminadora e Produtora Executiva do COLETIVO DE TEATRO ZECAS (2014 à 2016). Idealizadora e organizadora do Laboratório CENOLUX como proposta de Projeto de Extensão para os discentes do Curso Técnico de Cenografia da ETDUFPA. E Orientadora / Colaboradora no Projeto de Pesquisa e Extensão DANÇA MODERNA, ambos desde 2018. Dirigiu o Teatro Universitário Cláudio Barradas em 2019/2020. E recentemente ingressou no Núcleo de Pesquisa Técnica LUZ EM CENA nas Universidades e trabalha na Equipe Editorial LUZ EM CENA - Revista de Pedagogias e Poéticas da Cena, desde 2020.