O FESTIVAL

TODAS AS LAMBATERIAS
NUMA SÓ
Festival Lambateria chega à quinta edição como a grande vitrine do Pará no Círio
No dia 07 de outubro, sexta-feira, será realizada em Belém a quinta edição do Festival Lambateria no Círio Ano 5. O tradicional festival de música latino-amazônica segue misturando gêneros musicais com uma grande festa na beira do rio. O evento que é realizado sempre na sexta-feira que antecede o Círio já faz parte do calendário da cidade no mês de outubro e, depois de dois anos sendo realizado de forma online, volta a ser realizada de forma presencial, em um evento de médio porte com expectativa de público de 5 mil pessoas e com registro dos shows que irá virar um especial com os melhores momento do evento e será exibido no canal do Youtube da Lambateria e também pela TV e Portal Cultura do Pará.
Já aguardado pelos paraenses e por quem vem curtir o Círio em Belém, o Festival segue misturando diferentes gerações e gêneros musicais em um único dia. Além de música, o Festival mistura dança e uma feirinha gastronômica para que o público possa mergulhar na cultura do Estado.
Buscando mostrar um recorte de nossa cultura, a programação deste ano será realizada em três palcos: dois destinados a bandas da Amazônia e outro para a dança. Entre as atrações, representantes da Lambada/Guitarrada, Brega, Tecnobrega, Carimbó e música bragantina. Este ano, o Festival pretende trazer uma atrações do Marajó, Santarém e a primeira atração internacional do Festival: a cantora peruana Rossy War, a rainha da Tecnocumbia que é uma das grandes referências da música paraense, de artistas como Joelma e Gaby Amarantos. Rossy War é a artista de músicas como “Nunca Pensè em LLorar”, “Amor Prohibido”, “Que Te Perdone Dios” e “Cumbia do Tonto”.
A festa – Criada em junho deste 2016, a Lambateria completou 149 edições, quase ininterrupta (a festa parou apenas quando se mudou do Fiteiro para o La Musique e do Lamusique para o Ouriço, onde realizou sua última temporada). Ao longo desses três anos, mais de 1.000 artistas já se apresentaram para um público de mais de 20 mil pessoas. A festa de música paraense realizada toda quinta-feira, em Belém, se firmou como programação cultural da cidade e, em seu aniversário de dois anos, recebeu artistas como Gretchen e Gaby Amarantos e, no terceiro ano, festejou com Dona Onete. Pelo palco, já passaram grandes artistas que representam a música paraense como Lia Sophia, Dona Onete, Felipe Cordeiro, Pinduca, Gang do Eletro, Strobo, Lucas Estrela, Mestre Solano, Aíla, Orquestra Pau e Cordista de Carimbó, Nazaré Pereira, Arthur Espíndola, Lucinnha Bastos, Nelsinho Rodrigues, Kim Marques, Nanna Reis, Os Dinâmicos, a primeira banda do Mestre Vieira, Jeff Moraes, Na Cuíra pra Dançar, André Coruja, La Pupuña, Liège, Nanda Miranda, Mega Pop Show, Rebeca Lindsay, Nanna Reis, Alfredo Reis, Carla Maués, Bruno BO, Los Bregas, Bruno Benitez, além dos DJs DJs Raul Bentes, Will Love e Azul. Entre as atrações nacionais estão Orquestra Contemporânea de Olinda (PE) + Emília Monteiro (DF) + Flávio Renegado (BH) + Dj Nada (Brasília) + DJ Damon Meyer (RS) + DJ Pequí (GO) + Figueroas (AL).
Idealizada pelo guitarrista e produtor musical Félix Robatto, a festa tem relação com seu trabalho de pesquisa sobre a música latino-amazônica. Depois de produzir os discos “Treme” de Gaby Amarantos indicado ao Grammy Latino e o último trabalho de Lia Sophia, Robatto lançou a festa quando se preparava para lançar o segundo disco solo: “Belemgue Banger”, que é resultado de sua pesquisa sobre as origens da Lambada. “Eu já realizava uma festa semanal de música paraense, mas queria fazer algo mais completo, que pudesse reviver os climas dos bailes dançantes do Estado. Foi assim que surgiu a Lambateria”, relembra o músico.
Informações:
Whatsapp: (91) 98471-5954 - Atendemos de segunda à sexta de 16h às 21h
E-mail: lambateriafestival@robatto.com.br - Atendemos de segunda à sexta de 9h às 20h.
Assessoria de Imprensa Lambateria
Anna Cristina Campos: (91) 98304-0553
Sonia Ferro: (91) 98026-1595





